.

.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Melanoma maligno

O melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho em extensão e/ou profundidade, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação.

Na fase inicial, o melanoma está restrito à camada mais superficial da pele, época ideal para realização do diagnóstico e tratamento pois, nesta localização, ainda não ocorre a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. É o melanoma “in situ”.
Quando o melanoma deixa de ser plano, formando lesão elevada na pele, é sinal de que também está progredindo em profundidade. A profundidade atingida e a espessura da lesão são os parâmetros que definem a gravidade da lesão. Quanto mais profunda e espessa, mais grave, pois aumentam os riscos de metástases para outros órgãos.

As lesões de melanoma apresentam características fáceis de se reconhecer aprendendo-se o ABCD do melanoma:
⦁ Assimetria: formato irregular
⦁ Bordas irregulares: limites externos irregulares
⦁ Coloração variada (diferentes tonalidades de cor)
⦁ Diâmetro: maior que 6 milímetros (o diâmetro de um lápis)

Na foto abaixo os critérios do ABCD podem ser percebidos nitidamente.



Sinais escuros que começam a adquirir características como estas acima podem estar se transformando em um melanoma, principalmente se estiverem em áreas de exposição contínua ao sol. A radiação ultra-violeta do sol pode estimular a transformação de nevos pigmentados em melanomas. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o surgimento do melanoma maligno.
Além disso, ao ABCD pode-se acrescentar ainda o E, de evolução. Qualquer alteração em sinais antigos, como: mudança da cor (para mais escuro ou mais claro) ou formato, aumento de tamanho, sangramento, coceira, inflamação ou surgimento de áreas pigmentadas ao redor do sinal justifica uma consulta ao dermatologista para avaliação.

O melanoma pode se apresentar de diversas formas. O tipo mais comum de apresentação é o melanoma superficial extensivo (foto abaixo). De crescimento mais lento e horizontal, este tipo é mais facilmente identificado, facilitando o tratamento precoce e a cura.
Outras formas de apresentação são o melanoma nodular primário, que tem crescimento em profundidade mais rápido e o lentigo maligno melanoma, tumor plano que ocorre mais frequentemente em pessoas acima de 60 anos de idade e aparece em áreas de grande exposição solar, principalmente a face.

O melanoma acral é uma forma de apresentação na qual a localização do tumor é nos pés ou nas mãos. Uma apresentação mais rara é o melanoma amelanótico, quando o tumor não tem a coloração escura, o que dificulta bastante o diagnóstico clínico.

Tratamento
O tratamento do melanoma maligno é cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível de modo a se evitar a disseminação de metástases. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a cura.
Quem possui lesões pigmentadas na pele com características suspeitas de melanoma deve procurar o seu dermatologista o quanto antes para uma consulta.

5 comentários:

  1. Essa foto da palma da mão é um melanoma?

    ResponderExcluir
  2. Essa foto da planta da mão é melanoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com um sinalzinho na palma da mão. você também? estou com medo

      Excluir
    2. Thamara Eu também. Bem na palma da mão. Surgiu há 6 meses e ta crescendo rápido... já vou correr pro médico...

      Excluir
  3. Sim, tenho uma no dedo já faz mais de três anos. Ela nunca cresceu. Fui em uma campanha de câncer de pele e o médico disse que não era melanoma. Acompanha sua pintinha pra ver se vai evoluir, tente ir ao médico também

    ResponderExcluir